Por: Kelven Junio
Mais de 40 mil residentes do Setor Habitacional Bernardo Sayão, conhecido como Guará Park, estão prestes a colher os frutos de significativos investimentos em infraestrutura. Com uma injeção de recursos da ordem de R$ 17.920.014,65 por parte do Governo do Distrito Federal (GDF), uma série de obras já está em andamento, visando melhorar a qualidade de vida e a segurança dos moradores.
As obras, concentradas inicialmente no Lote 1 do Guará Park, abrangem uma série de serviços essenciais. Pavimentação, sinalização horizontal e vertical, drenagem urbana, além de construção de meios-fios e calçadas estão entre as melhorias em curso. O secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, ressaltou o compromisso assumido pelo governo de avançar rapidamente com os serviços, especialmente durante o período de estiagem, e os resultados já são visíveis, com boa parte das obras de drenagem e pavimentação concluídas.
“Obras de infraestrutura a céu aberto são bastante impactadas no período chuvoso. Assumimos o compromisso de que, com a chegada da estiagem, os serviços avançariam rapidamente; e assim tem sido. No Lote 1, boa parte dos condomínios já está com a drenagem e pavimentação concluída”, pontuou o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro.
Com uma equipe de cerca de 30 operários trabalhando diligentemente de segunda a sexta-feira, a expectativa é que as obras prossigam de forma eficiente, atendendo aos anseios dos moradores locais. Uma das principais demandas da comunidade, a resolução dos problemas de alagamento, está sendo abordada com a construção de uma lagoa de detenção com capacidade para 11.280 m³, o que promete mitigar significativamente os impactos das chuvas.
O engenheiro e fiscal da obra no Lote 1, Rennan Oliveira, destacou a importância das intervenções na rua BS-07, uma das mais afetadas durante o período chuvoso. O rebaixamento da rede de água permitiu o início das obras, que agora incluem terraplanagem e pavimentação, além da construção da lagoa de detenção.
O Setor Habitacional Bernardo Sayão, dividido em cinco lotes, está passando por uma transformação significativa. Com os lotes 2 e 3 já concluídos em 2021 e o Lote 1 em pleno andamento, a região está prestes a experimentar melhorias substanciais em sua infraestrutura. A conclusão dessas obras não apenas promete resolver problemas de alagamentos e enchentes, mas também pode levar à regularização da região, permitindo a comercialização de terrenos pela Agência de Desenvolvimento Terracap.
Com isso, a população local poderá desfrutar de maior segurança, mobilidade e qualidade de vida. O retorno positivo dos moradores e a intensificação dos serviços durante o período de estiagem demonstram o compromisso do governo em atender às necessidades da comunidade do Guará Park.
0 Comentários