Por: Poliane Ketlen
A manhã desta quarta-feira (12) foi marcada por emoção, orgulho e alegria na Fábrica Social, quando 100 alunos receberam seus certificados de conclusão dos cursos de corte e costura. Este programa, desenvolvido pelo Governo do Distrito Federal (GDF), tem como objetivo qualificar profissionalmente homens e mulheres inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou em situação de vulnerabilidade social, preparando-os para o mercado de trabalho.
Compromisso com a Qualificação
Durante a entrega dos certificados, a vice-governadora Celina Leão reafirmou o compromisso do GDF com a ampliação das ofertas de capacitação profissional. “Nosso governador Ibaneis Rocha e eu temos focado nosso governo na criação de oportunidades. Sabemos que, quando a pessoa recebe benefício e está no CadÚnico, é porque precisa, mas também deseja ter independência financeira, abrir um pequeno negócio, por exemplo”, afirmou Celina Leão.
Novas Turmas e Expansão
O evento também marcou o início das aulas para 315 novos alunos que estão começando sua jornada de formação. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet) prevê a abertura de mais 280 vagas em breve, projetando um total de 600 novas oportunidades.
Estrutura de Alta Qualidade
A Fábrica Social é equipada com 470 máquinas de costura industriais, oferecendo um ambiente completo para aprendizado e experiência em uma unidade têxtil. Além do curso de costura industrial, a iniciativa disponibiliza um sistema de coworking, permitindo que os alunos utilizem as máquinas da fábrica em horários alternativos, promovendo o empreendedorismo.
Produção e Solidariedade
Os produtos confeccionados na Fábrica Social incluem lençóis utilizados na rede pública de saúde do DF. Em maio, foram entregues 12 mil unidades para a Secretaria de Saúde e outros 5 mil foram doados para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, através da campanha Brasília pelo Sul.
Currículo Abrangente
Durante o curso, os participantes aprendem sobre corte, costura e serigrafia. O conteúdo programático, o acompanhamento pedagógico e a monitoria são realizados por uma organização da sociedade civil (OSC), contratada por meio de termo de colaboração com a Sedet.
Impacto na Comunidade
A Fábrica Social não apenas capacita novos profissionais, mas também promove a autoestima e a esperança entre os participantes. Esta iniciativa representa uma oportunidade real de mudança de vida para muitas pessoas em situação de vulnerabilidade, oferecendo-lhes as ferramentas necessárias para alcançar a independência financeira e contribuir para a economia local.
Mais Informações
Para mais informações sobre os cursos e inscrições, visite o site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal.
A Fábrica Social continua a ser um farol de oportunidade e capacitação, demonstrando o compromisso do GDF com o desenvolvimento econômico e social da região.
Informação:
0 Comentários