GDF Entrega Apartamentos para Famílias em Situação de Vulnerabilidade Social no Sol Nascente

Por: Poliane Ketlen

Nesta quinta-feira (11), Celina Leão, entregou as chaves de 70 apartamentos no complexo habitacional Sol Nascente/Pôr do Sol, proporcionando moradia digna a 224 pessoas, anteriormente ocupantes irregulares de áreas no Noroeste e próximas ao CCBB. Este investimento de R$ 71 milhões marca uma significativa ação social, destinando moradias 100% gratuitas às famílias em situação de vulnerabilidade.

Entre os beneficiados está Larissa Araújo, de 26 anos, que, após uma espera de dez anos e dois anos morando nas ruas, finalmente realizou o sonho de ter um lar para seus quatro filhos. "Minha vida começa agora", disse emocionada ao receber as chaves.

Celina Leão ressaltou a importância de uma política habitacional consolidada: “Essas moradias são 100% gratuitas e destinadas a quem mais precisa. O Estado serve para isso, dar oportunidades às pessoas. É fazer moradia, dar saúde pública. A nossa política pública de habitação, seja com o cheque-moradia, seja com as entregas, é para que todas as pessoas do DF tenham dignidade”.

Durante a cerimônia, foram entregues 20 passaportes da moradia, subsídio do programa Morar DF, que representa um repasse de R$ 15 mil para famílias de baixa renda utilizarem como entrada na casa própria. Esse apoio financeiro visa facilitar o acesso das famílias à moradia e reforça o compromisso do governo com a dignidade habitacional.

Os apartamentos entregues variam de dois a três quartos, com áreas entre 53,53 m² e 64,13 m². Cada unidade possui sala, cozinha, banheiro, área de serviço independente e varanda. Além disso, o complexo habitacional oferece infraestrutura de áreas comuns, incluindo bicicletário e salão de festas. A região conta ainda com serviços e equipamentos públicos como Restaurante Comunitário e uma rodoviária, implementados pelo GDF.

A Vice-Governadora destacou que para 2024 estão previstas cerca de 25 mil unidades habitacionais, somando entregas e novas construções. O governo, por meio da Codhab, planeja criar três ou quatro empreendimentos semelhantes ao Itapoã Parque, com capacidade para 6 mil a 7 mil moradias cada, visando atender a crescente demanda habitacional.

Desde 2019, o GDF liberou 8.079 unidades habitacionais, beneficiando mais de 32 mil pessoas. A entrega dessas novas moradias no Sol Nascente/Pôr do Sol é mais um passo significativo na luta pelo direito à moradia digna e na promoção da qualidade de vida para todas as famílias do Distrito Federal.

SAIBA MAIS

Postar um comentário

0 Comentários