A Associação de Desenvolvedores de Jogos do Distrito Federal (Abring) foi a responsável por sediar o GameJamPlus no DF. Considerada a “Copa do Mundo dos Games”, a competição chegou à sua 8ª edição com a promessa de impulsionar a indústria local. O evento aconteceu em Brasília no final de outubro, no Campus Sul do IESB (613/614 Sul).
Lá, os desenvolvedores tiveram a missão de criar jogos inéditos, numa maratona criativa que ofereceu aprendizado e network. Responsável por coordenar e gerenciar a sede de Brasília, a associação desempenhou um papel crucial no desenvolvimento de novos jogos independentes. Desde sua fundação, em 2014, a Abring tem atuado no fomento da economia criativa local, organizando mostras, eventos e maratonas, além de facilitar a internacionalização de projetos.
Para o presidente da Abring, Igor Rachid, o evento é uma forma de mostrar a força da indústria dos games criados na capital do país. “A GameJamPlus é uma vitrine global que nos permite destacar o talento e a criatividade dos desenvolvedores locais. Brasília tem um potencial imenso no setor de games e este evento é a prova de que estamos no caminho certo para nos tornarmos um centro de referência no país”, afirma. “O que mais me empolga é ver como o evento conecta pessoas e oportunidades, abrindo portas para que nossos talentos locais ganhem visibilidade e reconhecimento internacional”, complementa Rachid.
Nesta edição da GameJamPlus, a Abring buscou fortalecer ainda mais o ecossistema local, integrando novos talentos e estúdios ao mercado global. Além de representar os talentos brasilienses na competição, a associação também está focada em capacitar desenvolvedores, promovendo parcerias institucionais e estimulando a inovação no setor de games.
Com o apoio da Abring, a GameJamPlus reforça a posição de Brasília como um importante hub para a indústria de jogos na América Latina. A final global do evento será realizada pela primeira vez em Brasília em junho de 2025, consolidando a capital do país como referência no setor. A edição do DF também conta com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (SECTI-DF).
Sobre a Abring
A Associação de Desenvolvedores de Jogos do Distrito Federal (ABRING) é uma OSC sem fins lucrativos formada por empresas e profissionais da indústria distrital de games. Seu foco é mapear, promover e criar conexões valiosas em meio ao ecossistema local, unindo empresas, prestadores de serviço, instituições e escolas rumo ao crescimento da produção de games do Distrito Federal.
0 Comentários