Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, a etapa nacional da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (4ª CNGTES) acontecerá entre os dias 10 e 13 de dezembro, em Brasília, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Este evento é promovido pelo Ministério da Saúde, através da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), e organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).
A 4ª CNGTES é uma oportunidade para avaliar e reformular políticas de trabalho e educação na saúde, consolidando uma política pública permanente e resistente a adversidades, com monitoramento e avaliação pelos conselhos de saúde. O tema escolhido destaca a importância de valorizar os trabalhadores do SUS, fortalecer seus direitos e promover ações intersetoriais que atendam às necessidades da população, reconhecendo o papel fundamental das pessoas que fazem o SUS acontecer.
Temas e estrutura da Conferência
A 4ª CNGTES tem como principal objetivo promover o diálogo e a construção coletiva em torno de três eixos fundamentais:
Democracia, Controle Social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde;
Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: Uma agenda estratégica para o futuro do Brasil;
Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: A saúde da democracia para a democracia da Saúde.
Destaques da Programação
A programação diversificada contempla palestras, mesas temáticas e atividades culturais, promovendo um espaço inclusivo para debates e troca de experiências. As atividades autogestionadas no Espaço de Compartilhamento de Experiências Nacionais e Internacionais abrirão os trabalhos no primeiro dia da programação, terça (10/12), a partir das 9h. No período da tarde, haverá a realização da primeira mesa temática e atividades culturais, culminando com a solenidade de abertura, marcada para 19h. No segundo dia, (11/12) ocorrerão as mesas temáticas dos eixos 1 e 2, além das atividades nos grupos de trabalho. Na quinta-feira (12/12), será realizado ato público e realização de grupos de trabalho. Já a plenária final, que encerra a conferência, está prevista para ocorrer a partir das 14h30, de sexta (13/12).
Inauguração de Memorial em homenagem às vítimas da Covid-19, terça (10/12) às 10h
Assim como a saúde é um direito de todos, todos nós temos também o direito à memória.
Com esse propósito, a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (4ª CNGTES) quer homenagear as vítimas da pandemia da Covid-19 através do resgate às lembranças de um período de muita dor, mas também muita luta e muita resistência.
Neste sentido, todas as pessoas que estarão presentes na 4ª CNGTES serão convidadas a participar desta homenagem na Sala em Memória das Vítimas da Covid-19, espaço integrante da conferência que vai receber o Varal das Lembranças. O varal será montado com fotos, camisetas, objetos e tantas outras possibilidades do lembrar, de um período histórico marcante que não deve ser esquecido, e você pode participar!
Venha para a 4ª CNGTES e participe também dessa homenagem! Traga seus objetos de memória, sejam eles fotos, livros ou roupas, para expor no nosso varal! Com suas memórias vamos juntos construir um espaço coletivo de consciência e recordação.
Ato público – Gente que faz o SUS acontecer, quinta (12/12), às 8h30
Defender o SUS é defender a vida e a democracia! E neste caminho, a 4ª Conferência Nacional da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde convida todas as pessoas que fazem o SUS acontecer para o Ato Público no Museu Nacional na República (Brasília), dia 12 de dezembro, a partir das 8h!
📌 Local: Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul, Lote 2 próximo à Rodoviária do Plano Piloto, Brasília)
A 4ª CNGTES é realizada sob um contexto histórico no Brasil, após uma série de ações que desrespeitam os direitos trabalhistas e promovem o enfraquecimento das ações de educação em Saúde.
Soma-se a isso, o impacto da pandemia de Covid-19 e sua repercussão direta no mercado de trabalho, com aumento de desemprego e ampliação das vulnerabilidades das trabalhadoras e dos trabalhadores, ampliando a desproteção social e submetendo-as a condições de trabalho, por vezes, inaceitáveis.
O Sistema Único de Saúde é feito por gente que acredita que saúde é sim um direito fundamental
Confira a programação
Terça-feira, 10 de dezembro
08h às 18h: Credenciamento dos participantes
10h às 12h30: Espaço de Compartilhamento de Experiências Nacionais e Internacionais
14h30 às 16h30: Mesa do Eixo Temático 1 – Democracia e Gestão Participativa
Palestrantes: André Luiz da Silva Lima (Cebes) e Valéria Correia (Ufal)19h: Solenidade de abertura
Quarta-feira, 11 de dezembro
09h às 10h30: Mesa do Eixo Temático 2 – Trabalho Digno no SUS
Palestrantes: Denize Ornelas (UNIFESP) e Lisiane Boer Possa (UFRGS)11h às 12h30: Mesa do Eixo Temático 3 – Educação e Desenvolvimento do Trabalho no SUS
Palestrantes: Francisca Valda da Silva (CNS) e Itamar Lages (UPE)16h às 18h: Grupos de Trabalho para aprofundar os debates
Quinta-feira, 12 de dezembro
Sexta-feira, 13 de dezembro
Elisângela Cordeiro/Conselho Nacional de Saúde
Source link
https://jornalismodigitaldf.com.br/confira-programacao-da-4a-conferencia-nacional-de-gestao-do-trabalho-e-educacao-na-saude/?fsp_sid=10064
0 Comentários