A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) promove a quarta edição do Dia do Cidadão nesta quinta-feira (19). A ação ocorre na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, das 9h às 16h, e marcará o fechamento do ano de 2024.
A edição trará como novidade os serviços da Associação Brasileira de Atenção à Assistência em Saúde (Asbras), que disponibilizará um médico clínico-geral, um enfermeiro para a realização de triagem e uma ambulância para atendimentos de urgência.
O intuito da iniciativa é atender homens em situação de vulnerabilidade, especialmente os desempregados, com dívidas em execução de alimentos, ações de cobrança em geral ou que queiram realizar exames de DNA para reconhecimento de paternidade voluntária. Além disso, haverá sessões extrajudiciais de mediação para a efetivação do direito de filiação, paternidade e maternidade. A ação contará com o apoio de uma das Unidades Móveis de Atendimento Itinerante da instituição.
Para o defensor público-geral, Celestino Chupel, a criação do Dia do Cidadão neste ano foi mais uma ação que beneficiou a população em situação de vulnerabilidade do DF. “É um reforço do nosso compromisso com a inclusão social e a promoção da cidadania. A prestação de atendimento gratuito é fundamental para que as pessoas vulneráveis possam resolver suas demandas e exercer seus direitos de forma plena”, defendeu.
“É uma ação que está se consolidando entre a população do Distrito Federal”
Celso Murilo de Britto, coordenador do Dia do Cidadão
O chefe da Assessoria Especial da DPDF e coordenador da ação, Celso Murilo de Britto, destaca a realização da quarta edição da iniciativa em 2024. “É uma ação que está se consolidando entre a população do Distrito Federal. O evento possibilita que os cidadãos resolvam diversas demandas em um só local, desde demandas judiciais a reconhecimento voluntário de paternidade e corte de cabelo e barba”, explicou.
A Defensora Pública e chefe do Núcleo de Assistência Jurídica dos Juizados Criminais, Cíveis e de Violência Doméstica de Brasília, Patrícia Albuquerque Tavares, vê o Dia do Cidadão como uma iniciativa de sucesso para a proteção dos direitos da população mais vulnerável. “Lá, as pessoas têm acesso à assistência jurídica e psicossocial de excelência, permitindo que elas exerçam sua cidadania. Da mesma forma, há também serviços relacionados a oportunidades profissionais e de saúde”, finalizou.
O aposentado José Maria Pinho, de 70 anos, esteve na terceira edição do Dia do Cidadão. Morador do P Sul, ele conta que aproveita a iniciativa para realizar diversos serviços ofertados pela DPDF. “Essa é uma excelente oportunidade para me informar sobre meus direitos e para aproveitar os benefícios que a ação oferece gratuitamente”, agradeceu.
A ação contará terá parceria com Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF (Sedet-DF), Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no DF (SRTE-DF), Caixa Econômica Federal (CEF) e Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).
*Com informações da DPDF
Source link
https://jornalismodigitaldf.com.br/projeto-dia-do-cidadao-chega-a-rodoviaria-do-plano-piloto/?fsp_sid=23299
0 Comentários