BMW apresenta sistema operacional e aposenta painel tradicional






No fim de 2025, a BMW apresentará o primeiro modelo usando a plataforma Neue Klasse, provavelmente a nova geração do iX3. Durante a CES, a marca está apresentando duas tecnologias que estarão em seus novos modelos a partir de então: o BMW OS X e o BMW Panoramic iDrive, conjunto de conectividade que conhecemos em primeira mão.


Começando pelo Panoramic iDrive, ele praticamente aposenta o painel tradicional como conhecemos. Usando uma faixa preta logo abaixo do parabrisa, de coluna a coluna, são três áreas distintas para informações. Para o motorista, o que mais importa para a condução, como velocidade, nível de bateria ou combustível e autonomia. Com isso, o objetivo é não distrair o motorista com informações exageradas ou desnecessárias. 



Nas duas sessões restantes, é possível configurar o que é exibido, inclusive um assistente pessoal, pela tela central. Seu formato e até mesmo comandos básicos de fácil acesso foram pensados para facilitar comandos sem que o motorista precise sem tirar a atenção da entrada e, ao mesmo tempo, o passageiro pode operar. No volante, os botões acendem conforme estão disponíveis para uso, desde atender uma ligação até controle do sistema ADAS. 


Um Head-Up Display, opcional, projetará as imagens de navegação 3D e outras informações para o motorista, em conjunto com o Panoramic iDrive. Todo o conjunto faz parte do projeto Neue Klasse, mas também estará nos novos BMW apresentados a partir do fim deste ano, sejam eles elétricos, híbridos ou combustão. 









BMW Panoramic iDrive e BMW OS X

Foto de: BMW









BMW Panoramic iDrive e BMW OS X

Foto de: BMW









BMW Panoramic iDrive e BMW OS X

Foto de: BMW









BMW Panoramic iDrive e BMW OS X

Foto de: BMW



BMW Panoramic iDrive e BMW OS X










BMW Panoramic iDrive e BMW OS X

Foto de: BMW




Do smartphone para o carro


Mas nada adianta tecnologia em telas e arquitetura sem um sistema operacional. O BMW OS X usa muito do que os smartphones ensinaram e evoluíram, inclusive uma base Android Open Source, com diversos aplicativos que estarão disponíveis e outros que serão desenvolvidos inclusive por clientes externos. 


Seu principal diferencial é que a BMW usou a experiência e dados de usuários com seus sistemas anteriores para criar o X. Acessibilidade e usabilidade são pontos-chave no projeto, que inclui comandos por voz que aprendem comandos e evoluem conforme o uso. O assistente virtual te ajuda em pedidos de navegação e dá sugestões conforme sua rotina, como ativar o modo Sport ou climatização, conforme ele aprende suas necessidades. Fotos e a iluminação ambiente podem ser configuradas para a personalização do ambiente. 








BMW Vision Neue Klasse X Concept


BMW Vision Neue Klasse X Concept




Esse sistema estreará no primeiro modelo da Neue Klasse, uma nova geração de carros da BMW com diversas evoluções tecnológicas. No fim de 2025, o primeiro será revelado e, ao que é esperado, será a nova geração do BMW iX3, que será separado do X3 pela primeira vez. Um sedã, evolução do BMW i3, é esperado para um segundo momento. 







Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/bmw-apresenta-sistema-operacional-e-aposenta-painel-tradicional/?fsp_sid=46039

Postar um comentário

0 Comentários