O Aeroporto de Brasília conquistou a segunda colocação mundial no ranking de pontualidade das operações aéreas na categoria de médio porte em 2024, ficando atrás apenas do aeroporto de Tocumen no Panamá.
O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, ocupa a quarta posição no ranking de pontualidade mundial. Os dois aeroportos são os únicos brasileiros que aparecem na lista.
O levantamento de performance da pontualidade foi realizado pela Cirium, empresa de dados e análises da aviação, que mede o desempenho e a confiabilidade de companhias aéreas e aeroportos. Segundo a empresa, o desempenho pontual do aeroporto é medido pelos voos de partida dentro de 15 minutos do horário programado.
Veja o ranking:
Em 2023 o Aeroporto JK, administrado pela Inframerica, já havia conquistado o quarto lugar entre os mais pontuais no mundo que movimentam entre 10 e 15 milhões de passageiros por ano.
Em 2024, o aeroporto se destacou e ao longo do período, 88,19% dos voos decolaram no horário, com mais de 106 mil voos pontuais.
Para o superintendente de operações da Inframerica, Josmário Brito, o bom desempenho do Aeroporto de Brasília é resultado de um trabalho conjunto e sinérgico entre todos os órgãos e empresas que atuam no terminal.
“Brasília conta uma infraestrutura ímpar, com duas pistas que realizam operações simultâneas. Realizamos também um trabalho importante e muito bem coordenado nas saídas das posições de estacionamento de aeronaves. Todos os procedimentos operacionais do nosso aeroporto são feitos de forma muito colaborativa entre todas as equipes”, conta.
O superintendente ainda lembra que a pontualidade é muito importante para manter a malha aérea do país organizada. “Fazer com que os voos saiam no horário, garante uma malha integrada evitando atrasos em cascata em outros aeroportos”, explica Brito.
O Aeroporto de Brasília é o terceiro terminal aéreo mais movimentado do país e é um dos principais centros de conexões de voos (hub) do Brasil.
Source link
https://jornalismodigitaldf.com.br/ranking-2-aeroportos-do-brasil-estao-entre-os-mais-pontuais-do-mundo/?fsp_sid=46203
0 Comentários