Durand homenageia representantes das artes marciais no CE

0
22
Durand homenageia representantes das artes marciais no CE
Durand homenageia representantes das artes marciais no CE

Segundo o republicano, iniciativa visa não só homenagear os responsáveis por propagar as artes marciais e lutas, mas também trazer a público as demandas do esporte

Fortaleza (CE) – A pedido do deputado estadual David Durand (PRB-CE) a Assembleia Legislativa do Ceará homenageou, na sexta-feira (2), representantes das artes marciais e lutas praticadas no estado. De acordo com o parlamentar, a iniciativa visa não só homenagear os responsáveis por propagar as artes marciais e lutas no Ceará, mas também trazer a público as demandas dos praticantes desses esportes.

imagem07-08-2019-07-08-11
imagem07-08-2019-07-08-11
“Nós queremos chamar a atenção para esses brilhantes e valorosos guerreiros que têm feito um trabalho excelente, excepcional e de grande importância. Temos aí pessoas que estavam a caminho de uma perdição, mas, por conta do trabalho de cada um dos senhores, essas pessoas foram resgatadas, e para uma atividade tão importante e valiosa como a do esporte”, disse David Durand.

Para o presidente da Federação Cearense de Luta Livre Esportiva, Marcos Mota, a arte marcial é uma peça fundamental para o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos que hoje vivem em uma situação precária. “O estado não nos reconhece, não dá valor ao serviço que fazemos, mas é com esse tipo de solenidade que podemos mudar essa história. A arte marcial precisa ser unida, independentemente da modalidade. Nós, presidentes das federações, precisamos nos unir e trabalhar juntos para o engrandecimento das artes marciais em nosso estado”, defendeu.

Já o presidente da Confederação Brasileira de Karatê (CBK), Luis Carlos Cardoso do Nascimento, ressaltou que as artes marciais têm o mesmo ponto de nascimento e convergem para o mesmo objetivo de respeito, disciplina, determinação e formação do cidadão. “Ninguém prega mais amor do que quem se doa para que o colega lute, para que o colega exercite sua técnica. Isso é uma doação. Isso precisa ser entendido por pessoas que fazem a educação do nosso estado, para aceitar projetos de lei e levar essa busca da amizade para a escola com algo que é aparentemente contraditório: vai ensinar luta? Não, vai educar pela luta”, afirmou.

imagem07-08-2019-07-08-11
imagem07-08-2019-07-08-11
O atleta de boxe Thomaz Diego relatou como encontrou na luta o apoio necessário para superar a dependência química. Ele disse enxergar as artes marciais como uma ferramenta de transformação por meio da qual é possível modificar e fortalecer novos caminhos e valores. “Por isso o trabalho desenvolvido por nossos mestres precisa mais do que ser valorizado, precisa de apoio. Devemos afastar o mito da violência nas artes marciais e exaltá-las como uma forma de desenvolver o autocontrole”, pontuou.

Segundo o secretário municipal de Esporte e Lazer de Fortaleza, Ronaldo Martins (PRB), o esporte recupera, auxilia e tira a juventude da ociosidade e das drogas. O secretário destacou ainda que tem investido na inclusão das lutas e artes marciais nos núcleos de esporte gratuito para a juventude. “Nesse projeto, cerca de 5.780 crianças e adolescentes são beneficiados e, somente nas lutas, quase mil atletas participam, sendo seis núcleos de Karatê, dois de Muay Thai, dois de Boxe, dois de Judô, dois Jiu Jitsu e dois de Capoeira; cada núcleo, em média, com 60 alunos”, informou o republicano, presidente do PRB Ceará.

A solenidade homenageou 29 representantes de Luta Livre, MMA, Muay Thai, Karatê, Judô, Jiu Jitsu, Krav Magá, Taekwondo, Kung Fu, Boxe, Capoeira e Luta Greco-Romana Wrestling.

Também participaram da solenidade o vereador de Fortaleza Carlos Dutra; o vereador de Pacatuba, Ilton Freitas (PRB); a coordenadora estadual do PRB Mulher, Cássia Vasconcelos; e o coordenador estadual do PRB Juventude, Anderson Pinheiro.

Texto e fotos: Ascom – Assembleia Legislativa do Ceará Edição: Agência PRB Nacional 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Conteúdo Bloqueado

Ajude-nos a crescer! Compartilhe esta matéria com seus amigos no Facebook clicando no botão abaixo para desbloquear o conteúdo automaticamente. Compartilhar é grátis!

Clicando no botões você concorda com os termos de uso e política de privacidade