Em Brasília, mais de 500 mulheres concluem capacitação para Eleições 2020

0
5
Em Brasília, mais de 500 mulheres concluem capacitação para Eleições 2020
Em Brasília, mais de 500 mulheres concluem capacitação para Eleições 2020
Em Brasília, mais de 500 mulheres concluem capacitação para Eleições 2020

Lideranças femininas participaram do II Seminário de Formação Política promovido pelo Mulheres Republicanas no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília

Brasília (DF) – Durante os dias 7, 8 e 9 de novembro, mais de 500 lideranças femininas de norte a sul do Brasil participaram do II Seminário de Formação Política promovido pelo Mulheres Republicanas no Centro de Convenções Brasil 21, na capital federal. O principal objetivo do evento, que teve o slogan “Por mais mulheres eleitas em 2020”, foi capacitar as republicanas para o pleito eleitoral do próximo ano.

Em Brasília, mais de 500 mulheres concluem capacitação para Eleições 2020A abertura oficial do evento ocorreu na quinta-feira (7) e reuniu deputados, secretários do primeiro escalão do governo federal e estados. Na ocasião, o presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, falou sobre o protagonismo das mulheres nas eleições 2020.

O segundo dia do seminário, na sexta-feira (8), foi marcado por dois ciclos de palestras. Pelo período da manhã, as republicanas debateram sobre comunicação, conservadorismo e planejamento. No período da tarde, a capacitação abrangeu marketing político digital, Legislação Eleitoral a lógica do eleitor.

Em Brasília, mais de 500 mulheres concluem capacitação para Eleições 2020Neste sábado (9), palestras sobre as Diretrizes do Republicanos e orientações, apresentação das atividades da Fundação Republicana Brasileira (FRB) e Faculdade Republicana e regras e recursos para as campanhas eleitorais marcaram o ciclo de palestras do II Seminário do Mulheres Republicanas.

Também marcou presença no evento a republicana Petrúcia de Melo Andrade, secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. 

Republicanas em números

Em Brasília, mais de 500 mulheres concluem capacitação para Eleições 2020

A primeira palestra ficou a cargo do secretário nacional da sigla, Evandro Garla, que apresentou as Diretrizes do Republicanos e Orientações para as lideranças femininas. Ele mostrou o panorama de crescimento da sigla ao longo de 14 anos de história e a importância da participação feminina nos espaços de poder.

Em sua explanação, Garla afirmou que o Republicanos sempre tem apostado em candidaturas femininas. Nas eleições de 2010, por exemplo, a sigla lançou 378 candidatas ao cargo de deputada federal. Já nas eleições de 2014, foram 86 candidatas e duas eleitas. Nas eleições 2018, foram 82 candidatas em todo o país e a sigla conseguiu eleger três deputadas federais, contribuindo para que o Republicanos alcancasse a 8º posição de força política na Câmara dos Deputados.

O secretário do Republicanos também falou sobre o quantitativo de filiadas republicanas em todo o país, que ultrapassa o número de homens. Em setembro de 2018, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), eram 184.156 mil mulheres filiadas e 181.154 homens. Já em setembro de 2019, o quantitativo de filiadas teve um crescimento de 19% e subiu para 219.970, sendo 207.072 filiados do sexo masculino. “As mulheres representam 51,5% do total de filiados do Republicanos. Isso mostra que as mulheres querem e se interessam em participar da política”, disse Garla ao destacar a importância da sororidade. “Mulher precisa votar em mulher. A sororidade é muito importante nesse processo, uma apoiar as outras. É essa unidade que fortalece a sigla e o trabalho de vocês. Não adianta apenas lançarmos candidatas, nossas candidatas precisam ser eleitas para representar o povo. Além disso, é preciso atrair mais mulheres para a política e aqui no Republicanos damos esse total apoio”, completou.

Garla também apresentou os dez segredos para uma eleição exitosa, os 10’s: saliva, sola de sapato, suor, segurança, doar sangue, sinceridade, semear, ser soldado do eleitor, somar o discurso com o do eleitor e sacrifício. “Esses são os 10’s de um sucesso para uma candidatura, e para isso precisamos do apoio de vocês. Restam 330 dias para as eleições e vocês precisam se movimentar”, recomendou.  

Capacitação de lideranças femininas

Em Brasília, mais de 500 mulheres concluem capacitação para Eleições 2020

A segunda palestra da manhã foi ministrada pelo presidente da Fundação Republicana Brasileira, Renato Junqueira, que falou sobre as ações desenvolvidas pela instituição para a formação dos quadros femininos do Republicanos em todo o país. Entre os projetos: Curso de politica On-line, Curso de Lideranças Femininas presencial e On-line, Curso preparatório para pré-candidatos: eleições 2020, Cursos de idiomas presencial de inglês e espanhol, curso de Marketing polpitico, Curso de Oratória de Lata Performance, além do Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEP), Gestão de Projetos Institucionais (GPI) e a Central de Atendimento aos Municípios (CAM). O projeto da Faculdade Republicana, primeira no Brasil ligada a uma fundação partidária autorizada pelo MEC, também foi apresentado pelo republicano.

“Vocês que estão aqui são líderes, vocês são mulheres públicas. A FRB tem uma série de cursos que vão auxiliar vocês a desenvolverem o trabalho político pelo Brasil e conscientizarem a população sobre a importância da política e como ela impacta a vida dos cidadãos”, disse.

Recursos Eleitorais

Em Brasília, mais de 500 mulheres concluem capacitação para Eleições 2020Mauro Silva, tesoureiro nacional da sigla, falou sobre os investimentos financeiros do Republicanos para as candidaturas femininas. Ele explanou sobre as regras do TSE para distribuição de recursos por meio do fundo eleitoral e do fundo partidário, bem como a importância de um planejamento para uma campanha de sucesso e sem intercorrências. “O Republicanos, ao longo de sua história, nunca teve uma prestação de contas reprovadas pelo TSE”, afirmou.

O tesoureiro completa: “O Republicanos está se projetando para os próximos dez anos. Para isso, temos um planejamento estratégico e investimos em profissionalização, pois são fatores cruciais para um resultado de sucesso. Houveram mudanças recentes na Legislação Eleitoral e vamos levar isso para cada estado, para que vocês estejam capacitadas e saibam como utilizar corretamente os recursos de campanha, bem como ter sua prestação de contas aprovadas”.

Saiba mais sobre o evento AQUI.

Texto e fotos: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Conteúdo Bloqueado

Ajude-nos a crescer! Compartilhe esta matéria com seus amigos no Facebook clicando no botão abaixo para desbloquear o conteúdo automaticamente. Compartilhar é grátis!

Clicando no botões você concorda com os termos de uso e política de privacidade