Silêncio e repouso: duas necessidades essenciais da mente

0
58
Silêncio e repouso: duas necessidades essenciais da mente
Silêncio e repouso: duas necessidades essenciais da mente

Para muitos de nós a ideia de ter um tempo para descansar e nos aliviar dos estresses do dia a dia parece quase impossível. Estamos sempre muito ocupados, seja com o trabalho ou com nossas vidas pessoais, e por isso um momento de desconexão de todas as nossas obrigações parece um luxo que não podemos bancar.

No entanto, cada vez que abrimos mão do silêncio e do descanso, estamos comprometendo a nossa qualidade de vida, porque para que possamos ter saúde e disposição, precisamos ter um tempo para trabalhar em nosso equilíbrio interior.

Estamos constantemente estressados com tudo o que nos cerca: pressão do trabalho, engarrafamentos no trânsito, responsabilidades na família e até mesmo coisas mais simples como o som de outra pessoa mastigando ou digitando em um teclado de computador. Essas fontes de estresse constantes pouco a pouco nos tornam pessoas irritadas, sem foco e extremamente cansadas, que não conseguem um alívio de tudo o que existe em seu interior.

No entanto, por mais prejudicial que possa ser, a verdade é que na grande maioria dos casos nós nos acostumando a essa vida.

Entendemos que quase todos vivem da mesma maneira e que, a menos que tenhamos muito dinheiro, devemos nos adaptar à realidade que está disponível para nós.

Nós nos acostumamos a viver sempre correndo e sacrificando a nossa saúde para conseguir cuidar de nossas famílias. Estamos a todo momento ultrapassando os nossos limites, fazendo muito mais do que podemos e devemos, sem ter uma noção verdadeira do quanto a negligência do autocuidado é perigosa.

Um cérebro e um coração que não têm um momento para descansar adoecem. Eles ficam cansados, sobrecarregados, cheios de pensamentos, desejos e preocupações que não são expressos e com o tempo podem nos fazer desenvolver condições como ansiedade e depressão.

Uma pessoa que não tem tempo para si mesma não é capaz de criar uma vida genuína para si mesma. Não podemos negligenciar o nosso tempo de silêncio e repouso. Não podemos achar que somos mais fortes e podemos aguentar mais alguns dias de noites em claro e falta de privacidade, porque quando menos esperamos, as consequências vêm e são muito mais significativas do que imaginamos.

É evidente o fato de que precisamos nos cuidar. Estamos cada vez mais desconectados de nós mesmos e das coisas que importam na vida.

Focamos em produzir mais e nos esquecemos de que a nossa produtividade depende totalmente de como nos sentimos por dentro, porque uma mente cansada e um coração sem esperança já atingiram o seu limite.

Não negligencie a si mesmo, a sua saúde e qualidade de vida são sua responsabilidade e dependem de você. Tire um tempo para estar em sua própria companhia todos os dias. Curta o seu silêncio, trabalhe em seus objetivos e não deixe de descansar.

Aprenda que tudo tem um tempo e que sua vida não deve ser resumida a trabalho e esforço. Você precisa e merece descanso, para que esteja sempre em sua melhor forma. Não se culpe por cuidar de si mesmo. Apenas quando aprender a viver cada momento da maneira certa você conquistará a qualidade de vida que tanto deseja.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: georgerudy/123RF Imagens.

Conteúdo Bloqueado

Ajude-nos a crescer! Compartilhe esta matéria com seus amigos no Facebook clicando no botão abaixo para desbloquear o conteúdo automaticamente. Compartilhar é grátis!

Clicando no botões você concorda com os termos de uso e política de privacidade