Vulcões e sedimentos: como acontece o surgimento das ilhas?

0
6
Vulcões e sedimentos: como acontece o surgimento das ilhas?
Vulcões e sedimentos: como acontece o surgimento das ilhas?

Todo mundo sabe exatamente o que é uma ilha, mas pouca gente consegue explicar como elas surgem. Existem vários tipos de ilhas e vários motivos para que elas apareçam, dependendo de uma infinidade de fatores.

Na verdade, até mesmo o conceito de ilha não é muito claro, podendo variar bastante de acordo com a localização e, justamente, a forma com que elas surgiram.

Ilhas podem se formar a partir de origem vulcânica, a mais comum de todas, mas também a partir de erosão e outros fenômenos. Mesmo entre as ilhas com formação vulcânica, existe diferença, de acordo com o tipo de processo que ocorreu no local.

Na forma mais tradicional, as ilhas surgem a partir de erupções vulcânicas no fundo do mar, que vão depositando magma que se solidifica e vai aumentando, até atingir a superfície.

Existem ainda as erupções de magma que acaba saindo dos espaços entre as placas tectônicas, formando verdadeiras cadeias de montanhas no fundo do mar. Essas montanhas submarinas acabam originando ilhas, como é o caso da Islândia.

Há ainda a chamada origem vulcânica de choque. Ela acontece quando as placas tectônicas se chocam, liberando magma que também vai se acumulando até formar ilhas.

O arquipélago onde hoje fica o Japão foi formado desse jeito, o que também explica o fato de o local sofrer com terremotos e tsunamis até hoje, já que as placas ainda estão se movimentando.

Outros tipo de formações

Além da origem vulcânica, ilhas ainda podem surgir a partir da própria terra firme. Se uma erosão muito grande acaba abrindo fendas no solo, esse processo pode continuar de tal forma que as porções de terra se separam na superfície, embora continuem unidas no fundo. Assim, temos uma ilha que se originou de um pedaço maior de terra.

Veja também:   Por que humanos nunca viverão em outro planeta? Vencedor do Nobel explica

Há ainda a formação em corpos de água doce, como lagos e rios, onde o acúmulo de sedimentos, terra e areia pode acabar se juntando em um “monte” que ultrapassa a superfície, originando uma ilha, embora a classificação não seja muito exata nesse tipo de formação.

Conteúdo Bloqueado

Ajude-nos a crescer! Compartilhe esta matéria com seus amigos no Facebook clicando no botão abaixo para desbloquear o conteúdo automaticamente. Compartilhar é grátis!

Clicando no botões você concorda com os termos de uso e política de privacidade