- PUBLICIDADE -
Notícias Distrito Federal Caravana de serviços públicos chega à área rural do...

Caravana de serviços públicos chega à área rural do DF – Agência Brasília

-

Doze instituições públicas do DF se organizaram para levar diversos serviços ao campo no período de 1° a 5 de dezembro| Foto: Divulgação/Emater-DF

Com o objetivo de facilitar o acesso a diversos serviços públicos relacionados à saúde e à inclusão social no meio rural, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural levou às secretarias do DF as principais demandas das comunidades rurais. Assim, 12 instituições públicas do DF se organizaram para levar diversos serviços ao campo no período de 1° a 5 de dezembro, nas regiões de Brazlândia, São Sebastião e Ceilândia.

As atividades acontecem das 8h às 12h nas escolas locais e incluem atendimentos de diversas áreas. Os atendimentos são restritos aos moradores das comunidades que receberão as ações. Todas as medidas de prevenção contra o novo coronavírus serão adotadas: o uso de máscaras e o distanciamento entre as pessoas e a higienização das mãos com sabão ou álcool 70º deve ser constante.

A Secretaria de Saúde vai participar promovendo a atualização do calendário vacinal, com a vacinação de adultos de crianças; acolhimento; sensibilização e encaminhamento para os serviços de saúde mental a quem necessita; cadastramento no eSUS-AB; entrega de kits de higiene dental; rastreamento de mamografia e de testes rápidos de hepatites B e C e HIV.

Mulher

Mais de 500 mulheres e suas famílias serão atendidas por meio de palestras educativas, campanhas de vacinação, prevenção à saúde da mulher, emissão de documentos, lazer para crianças e adolescentes na ação integrada “Atendimentos no Campo”.

A Secretaria da Mulher (SMDF) disponibilizará os Ônibus da Mulher, que se transformarão em espaços de acolhimento e orientação, tanto para promover o combate à violência de gênero como para informar as mulheres sobre direitos. A equipe da SMDF promoverá encontros para debater o tema e engajar a comunidade na luta pela proteção das mulheres, uma ação que faz parte da semana voltada aos “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”.

“Essa é uma ação integrada muito importante, porque vamos levar para as famílias das áreas rurais alguns serviços que, normalmente, elas têm necessidade, mas dificuldade de acesso”, destacou a subsecretária de Promoção da Mulher da SMDF, Fernanda Falcomer.

Empreendedorismo

A Secretaria de Agricultura, a Emater-DF e a Ceasa-DF atuarão com a distribuição de mudas de hortaliças aos estudantes, atendimento técnico e orientação aos jovens rurais, como as ações do programa Filhos deste Solo, de empreendedorismo rural, e informações sobre aproveitamento integral de alimentos, com informações repassadas por nutricionistas e economistas domésticos.

“Essa é uma forma eficiente de promover inclusão e atender demandas da comunidade de forma integrada. O envolvimento de sete secretarias, da Emater, da Ceasa e de três administrações regionais mostra como o poder público, atuando de forma coesa e ordenada, pode dar resposta às demandas da população, em especial da rural”, disse a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca.

Haverá também ações referentes a educação no trânsito. As direções e as coordenações regionais das escolas contribuíram com a divulgação junto aos familiares dos alunos das unidades e também cederam o espaço para que a ação fosse realizada.

Essa é uma forma eficiente de promover inclusão e atender demandas da comunidade de forma integradaDenise Fonseca, presidente da Emater-DF

Participam da ação as secretarias de Saúde, de Desenvolvimento Social, de Agricultura, da Mulher, de Educação, de Segurança Pública, de Transporte e Mobilidade, DER, Emater-DF, Ceasa, e as administrações regionais de Ceilândia, São Sebastião e Brazlândia.

*Com informações da Emater-DF

Fonte: Agência Brasília

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

Mulher pede para PMDF retirar de sua duas armas que eram do seu padastro

Na manhã deste domingo (20), policiais militares apreenderam duas...

Diarista ou carteira assinada? Atenção, domésticas! Há vagas – Agência Brasília

Trinta e uma oportunidades de trabalho para empregados...
- PUBLICIDADE -

Continue LendoRELACIONADAS
Recomendado para você