- PUBLICIDADE -
Notícias Distrito Federal UBS 5 de Santa Maria oferece serviços durante a...

UBS 5 de Santa Maria oferece serviços durante a vacinação contra influenza – Agência Brasília

-

Durante a vacinação contra influenza, uma tenda foi montada na área externa para receber os pacientes com segurança e distanciamento | Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde

Com o movimento crescente de imunização contra o vírus influenza, a Unidade Básica de Saúde 5 (UBS 5) de Santa Maria decidiu atualizar a situação vacinal das pessoas que procuram a unidade. Gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias) integram o primeiro grupo a ser vacinado. A UBS é referência na vacinação contra a influenza para a região de Santa Maria Norte.

“Desde segunda-feira (12), estamos vacinando entre 200 e 300 pessoas diariamente. O empenho da equipe foi o diferencial. Motivados, fizeram a sugestão de ampliação da ação, o que foi prontamente acolhido e elogiado por esta gerência”Victor Campos, gerente da UBS 5

Para as crianças, foi montada uma estratégia diferenciada, como o recebimento de vitamina A em caso de atraso na administração do medicamento; avaliação da equipe de odontologia com orientações sobre escovação; aplicação de flúor; distribuição de kits de escovação; avaliação e agendamento para verificar a presença de cárie. As gestantes residentes na área de cobertura da unidade são atendidas de acordo com a necessidade.

Para a vacinação contra influenza, uma tenda na área externa recebeu os pacientes com segurança e distanciamento, conforme o momento atual exige. Todos os serviços relacionados à campanha são oferecidos neste espaço.

As equipes que constituem o quadro atual da unidade são da própria UBS 5 e de parte da UBS 8 de Santa Maria, que foi integrada para reforçar o atendimento.

Cronograma 

A vacinação contra a gripe começou na última segunda-feira (12), atendendo o primeiro grupo prioritário, e vai até 10 de maio. A partir de 11 de maio, começam a ser vacinados os professores das escolas públicas e privadas e idosos com 60 anos ou mais. A vacinação do segundo grupo irá até 8 de junho.

O gerente da UBS 5, Victor Campos, destaca que a ideia foi pensada juntamente com a supervisora de Serviços Cíntia Ferreira, tendo em vista que a procura pelo serviço aumentaria a partir do início da campanha.  “Desde segunda-feira (12), estamos vacinando entre 200 e 300 pessoas diariamente”, revela. Segundo ele, a ideia foi ampliar a carta de serviços à disposição da população que procura a unidade.

“O empenho da equipe foi o diferencial. Motivados, fizeram a sugestão de ampliação da ação, o que foi prontamente acolhido e elogiado por esta gerência”, finaliza o gestor

A ação na UBS 5 continua até o final da vacinação para o primeiro grupo prioritário.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Agência Brasília

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue LendoRELACIONADAS
Recomendado para você