- PUBLICIDADE -
Notícias Distrito Federal Vacinação de 65 e 64 anos começa no final...

Vacinação de 65 e 64 anos começa no final de semana – Agência Brasília

-

Em função da alta procura nos finais de semana, o GDF decidiu expandir os postos de vacinação. No sábado (17) e no domingo (18) serão 13, sendo quatro com acesso exclusivamente presencial | Foto: Renato Alves / Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Saúde, aguarda para esta sexta-feira (16) a chegada de 72,8 mil doses de vacinas contra a covid-19 para iniciar neste final de semana a vacinação da população com 64 e 65 anos. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (15) pelo secretário da Casa Civil Gustavo Rocha, em entrevista coletiva, no Palácio do Buriti.

Além dos cidadãos acima dessa idade, os postos de atendimento vão atender quem já recebeu a primeira dose e está com o calendário do cartão indicando a data de retorno. Na segunda-feira (19), retoma-se também o agendamento para os profissionais de saúde aptos a receber a primeira dose.

43.140vacinas serão destinadas à nova faixa de idade

Do total de imunizantes aguardados, 43.140 serão direcionadas à nova faixa de idade (com uma reserva  técnica de 10% delas). Outras 2.237 vão para os agentes de segurança, e 3.906 para os profissionais de saúde – que contarão também com mais 508 de outra reserva feita na entrega anterior. O restante de 23.517 doses será destinado à segunda dose, a chamada D2.

“O governo federal nos solicitou que aumentássemos o percentual de reserva técnica já que os frascos da CoronaVac estavam vindo com doses a menos”, explicou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

Mais postos de vacinação

Diante da alta procura nos finais de semana, a Secretaria de Saúde decidiu expandir os postos de vacinação em todo o Distrito Federal. No sábado (17) e no domingo (18) serão 13, sendo quatro com acesso exclusivamente presencial, ou seja, a pé, em Samambaia, Recanto das Emas, Ceilândia e Sobradinho.

Já no Estádio do Bezerrão do Gama, no Guará, e em Planaltina, a vacinação será feita tanto em quem chegar a pé quanto de carro, nos chamados drive-thru; enquanto no Shopping Iguatemi do Lago Norte; no Jardim Botânico; em Ceilândia; no estacionamento da Unieuro de Águas Claras; no Taguaparque, em Taguatinga; e no Parque da Cidade, na Asa Sul, o atendimento será diretamente nos carros.

Queda de índices 

Apesar de ainda atingir índices preocupantes, o DF tem registrado queda nos números de casos ativos e na lista de espera por vaga em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). O número de casos ativos, que já ultrapassou a casa dos 17 mil nas últimas semanas, chegou a 11.488, nessa quinta (15). Já o de pacientes que estão sendo atendidos e aguardam uma vaga para atendimento de alta complexidade nos hospitais públicos – que atingiu o pico de 331 pessoas – caiu para 183.

“Todas as providências tomadas pelo Governo do Distrito Federal têm como objetivo a redução do número de doentes internados, e consequentemente, do de mortos”, concluiu o secretário Gustavo Rocha.

Galeria de Fotos

Coletiva sobre a situação da pandemia da Covid-19 no DF 15.04.2021

 

Fonte: Agência Brasília

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue LendoRELACIONADAS
Recomendado para você