- PUBLICIDADE -
Notícias Goiás Portal Goiás - Banco de Sangue do Hugol precisa...

Portal Goiás – Banco de Sangue do Hugol precisa de doação

-

O Banco de Sangue do Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) necessita de doadores de todos os tipos sanguíneos, para a manutenção de seus estoques. 

Entretanto, a unidade do Governo de Goiás faz um apelo à população por doações de sangue do tipo O negativo (O-), cujas reservas se encontram em estado crítico devido à diminuição das doações durante a pandemia.

Pacientes graves, politraumatizados ou acometidos de doenças necessitam de reposição sanguínea, por isso o Banco de Sangue mantém o estoque de bolsas dentro de um limite satisfatório para uma assistência segura aos pacientes da unidade de saúde. 

Até dezembro de 2020, o hospital realizou 13.345.215 procedimentos, entre urgência e emergência, internações, ambulatório e equipe multidisciplinar (9.794.498), procedimentos cirúrgicos (99.135), exames (3.346.571), transfusões (55.121) e coletas de sangue (49.890).

“Tivemos uma grande diminuição de doadores, e a necessidade de sangue tem aumentado na mesma proporção da quantidade de pacientes que o hospital tem recebido. Além de ter uma entrada exclusiva, separada do fluxo hospitalar, também adotamos outras medidas preventivas”, relata Adriano Arantes, supervisor médico do Banco de Sangue.

“É um momento de pensar no coletivo e de unir forças para superarmos esse momento, então pedimos que venham até o hospital e doem sangue e nos ajudem com essa ação extremamente importante”, conclama, ainda, Arantes. 

Para garantir a segurança dos doadores que se propuserem a esse ato de solidariedade, a Unidade de Coleta e Transfusão do hospital está realizando o agendamento prévio, para evitar aglomerações e agilizar a doação, por meio dos telefones 62 3270-6661 e 62 3270-6662. 

São requisitos básicos para passar pela entrevista pré-doação: estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos – antes de completar 18 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis e, se acima de 60 anos, deve-se evitar a doação durante esse período. 

Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para ser doador. E quem apresenta sintomas gripais ou de resfriado não deve doar sangue no momento.

Localizada na Região Noroeste de Goiânia, na Avenida Anhanguera, 14.527, Setor Santos Dumont, a Unidade de Coleta e Transfusão do Hugol tem capacidade para atender a 60 doadores por dia, em horário especial de funcionamento: todas as semanas, de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h30, e no sábado, das 07h às 12h, exceto em dias de feriados.

Fonte: SES – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

Procurado por homicídio é preso no Riacho Fundo

Policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) prenderam...
- PUBLICIDADE -

Continue LendoRELACIONADAS
Recomendado para você