- PUBLICIDADE -
Notícias Goiás Portal Goiás - Nota sobre situação epidemiológica da Covid-19...

Portal Goiás – Nota sobre situação epidemiológica da Covid-19 em Goiás

-

Para avaliação do crescimento ou da queda de casos de Covid-19, a análise da evolução deve ser feita de acordo com a data de ocorrência a partir do dia da morte – tanto para casos confirmados, tendo como base a data dos primeiros sintomas, quanto para óbitos.

O uso da data de ocorrência é a indicada, pois interessa saber quando o fato ocorreu, considerando que foi nesse período que a pessoa estava transmitindo a doença ou quando faleceu. Portanto, é um parâmetro usado para avaliar, localmente, a situação de leitos e fatores determinantes e/ou condicionantes.

Considerando as constantes instabilidades dos sistemas de informação do Ministério da Saúde, o atraso que já existia para digitação de casos e óbitos ficou ainda maior, principalmente a partir de 5 de novembro de 2020. Por isso, a imprensa, ao analisar a curva de óbitos, utilizando apenas a data de registro no sistema, mostra um aumento progressivo de óbitos no Estado de Goiás, como se pode observar na figura 1.

Isso é percebido, principalmente, nos períodos em que o sistema voltou a funcionar e os municípios conseguiram digitar suas fichas atrasadas. Como exemplo, citamos o dia 14 de novembro deste ano, quando foram digitados 94 óbitos ocorridos em dias e semanas anteriores, sendo que, nessa data, nove pessoas morreram com a doença no Estado.

Nesse sentido, ressaltamos que a mudança na curva de ocorrência de casos observada na Figura 1, quando avaliamos a média móvel de óbitos no período de 14 dias, não é a mesma evidenciada na Figura 2, já que esta não sofre influências do registro tardio, mas reflete o número de óbitos diários. Assim, reforçamos que a utilização da data de registro de casos novos pode gerar uma falsa impressão de crescimento ou de queda.

 

Não podemos deixar de evidenciar que, de acordo com a análise dos dados que verdadeiramente impactam a dinâmica de ocorrência de casos, bem como a sobrecarga dos serviços de saúde, realizada com a data da ocorrência do óbito (Figura 2), não observamos, ainda, aumento no número de mortes em Goiás até a data avaliada. 

 

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás possui painéis que são atualizados várias vezes ao dia e que permitem a identificação imediata na dinâmica de ocorrência de casos, desde que os sistemas de notificação estejam operantes e sendo alimentados com regularidade.

 

Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

 

Fonte: Portal Goiás

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue LendoRELACIONADAS
Recomendado para você